Diante de um cotidiano cada vez mais conectado, oferecer Wifi gratuito e com qualidade pode ser uma ótima forma de fidelizar e atrair novos clientes. É o que mostra uma pesquisa divulgada pelo trio de empresas norte-americanas (EarthLink, IHL Group e ArTight Networks) que entrevistou diversos varejos nova-iorquinos e constatou que 27,5% das lojas participantes tiveram aumento de clientes após a implantação de uma rede wireless gratuita.
“Estabelecer o Wi-Fi gratuito atrai os consumidores que estão cada vez mais conectados e cria uma serie de oportunidades para o estabelecimento e para o cliente. Em uma era digital, em que as pessoas compartilham informações e experiências em tempo real nas redes sociais, as empresas que oferecem essa facilidade aos usuários podem contar com inúmeras vantagens, como por exemplo: realização de promoções para clientes que curtirem a página, avaliação do serviço/local e até mesmo atrair outros amigos para o estabelecimento”, explica Ana Tex, especialista em Marketing Digital.
Para o especialista em Atendimento a Clientes, Paulo César Silva, o serviço gratuito de Wi-Fi se enquadra na regra dos 3Cs, para conquistar a satisfação do cliente: “Trata-se de um processo no qual é preciso investir mais esforço em Conveniência, Comodidade e Conforto. Neste caso, o Wi-Fi gratuito se enquadra em Comodidade, pois também possibilita que o cliente mantenha a sua rotina diária, mesmo estando em um restaurante, café ou em qualquer outro estabelecimento”. Paulo ainda ressalta que ao permitir a conexão grátis, a empresa proporciona ao consumidor uma sensação de Conforto, o que o traz de volta.
10 vantagens competitivas de oferecer Wi-Fi grátis para seus clientes
1) Você cria uma vantagem entre os concorrentes que não oferecem a mesma comodidade na sua região, explica Paulo César Silva.
2) A empresa passa a ser conhecida como um local de fácil conexão. Segundo Ana Tex, hoje o Wi-Fi pode ser um fator decisivo e essencial para que o cliente vá até o seu estabelecimento. Principalmente em horários comerciais. “Torne-se um ponto de encontro para reuniões de trabalho e estudos”.
3) “Incentiva que seus clientes postem fotos e vídeos mostrando o estabelecimento e o que ele pode oferecer”, diz a especialista em Marketing Digital.
4) Incentiva o Check-in dos clientes no seu estabelecimento.
5) Aumenta o tempo de permanência do cliente, o que gera um maior fluxo de consumidores durante o dia, valorizando a imagem de um ambiente sempre movimentado, acrescenta Ana Tex.
6) “Com o aumento de permanência no seu estabelecimento, também ocorre o aumento dos gastos do cliente. Quanto mais tempo ele estiver conectado, mais ele sentirá o desejo de consumir”, afirma o especialista em Atendimento a Clientes.
7) Possibilita que seus clientes façam ligações gratuitas via WhatsApp e outros aplicativos conectados.
8) “Possibilita que consumidores espalhem boas notícias sobre o seu negócio na internet. É o marketing do boca a boca nas redes sociais. Neste caso, para que o ‘tiro não saia pela culatra’, procure se garantir no atendimento ao cliente. Os comentários sobre o seu estabelecimento devem ser os melhores possíveis”, alerta Paulo César Silva.
9) “É possível criar promoções que tenham interação com as redes sociais e ainda monitorá-las para saber quê tipo de ação atrai o seu público alvo”, lembra Ana Tex.
10) Para finalizar, a especialista em Marketing Digital ainda lembra dos cadastros para liberar o acesso ao Wi-Fi gratuito. Pedir para que o usuário preencha um cadastro para se conectar é uma estratégia de geração de mailing direcionado. Com ele, você poderá realizar campanhas e divulgar novidades diretamente ao seu público alvo. Mas atenção! Não dificulte a vida do consumidor. O cadastro deve ser o mais simples possível ou até mesmo interligado com o Facebook, por exemplo.
Sobre Ana Tex
Empreendedora, palestrante e consultora em marketing digital com presença constante nos mais importantes eventos do setor ao lado dos principais especialistas da área, sendo considerada por muitos a principal autoridade em novas mídias e especialista reconhecida por entender as novas tecnologias e transmiti-las de forma simples, rápida e descomplicada. Desenvolve cursos e infoprodutos com foco em turbinar a audiência e o faturamento de empreendedores, transformando negócios comuns em negócios de alta performance.
Sobre Paulo César Silva
Professor da ESPM e especialista da Mais Cliente, consultoria de empresas na área de gestão de serviços e excelência na satisfação do cliente. Atuou por mais de vinte anos nas áreas de vendas e marketing e funções gerenciais em empresas como: Xerox do Brasil, Kodak, Pantanal Linhas Aéreas, etc.